Movimento Parado


Tenho certeza que vocês já assistiram animações com essa técnica, o Stop Motion (Traduzido ao pé da letra seria Movimento Parado), essa técnica é muito utilizada pela disney e é o maior sucesso sempre.
"Stop Motion é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando." - Via UFMG, onde encontramos também a história do stop motion.

O Stop Motion nada mais é do que fotos em sequência, sabe quando você desenha um bonequinho no cantinho da folha e um outro na folha seguinte com uma pequena mudança, e faz isso em várias folhas, ai quando folheia rapidamente cria-se o movimento. Para filmes geralmente são utilizados massas de modelar (Mais famosa como "Massinha"), e para Longas é mais ultilizado materiaiss mais resistentes, visto que os personagens tem que durar muito, já que para cada segundo do filme são utilizados em média 24 quadros (ou frames).
 


A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Batalha dos Vegetais são exemplos de filmes em Stop Motion.





Fuçando por ai achei esse artigo no site baixaki, que explica direitinho sobre o stop motion e de quebra ainda dá dicas de como fazer a sua própria animação:

Crie seu próprio Stop Motion
Para criar seu Stop Motion você precisará, primeiramente, de duas coisas: um computador com um programa para a edição de vídeo e uma câmera fotográfica digital. Tendo isso, você precisará agora de personagens, que podem ser bonecos vendidos em lojas ou feitos com massa de modelar.
Dicas importantes
• Planeje sua filmagem – procure elaborar um roteiro, espaço de movimentação dos personagens e cenário para não ter nenhuma surpresa durante a filmagem e acabar perdendo tempo e trabalho.
• Utilize menos quadros por segundo (fps) – vídeos usam 30 fps e fazer isso em Stop Motion dará um bom trabalho. Tente usar 12 ou 15 e você em um bom número!
• Evite movimentar a câmera – quanto menos movimentar a câmera melhor será o resultado final.
• Aproveite recursos do editor – alguns efeitos de movimentação podem ser adicionados na edição, o que poupa trabalho e evita erros durante as filmagens.
• Suavidade de movimentação – para tornar mais real sua animação, suavidade nos movimentos é essencial. Isso pode ser incrementado através do efeito Blur (desfoque) do editor de vídeos.

Eu, particularmente, amo essas animações e vou me aventurar a fazer uma, logo mais posto para vocês verem como ficou, e vocês, gostam desse tipo de animação? Já fizeram? Se não, tá ai uma forcinha para vocês fazerem, comecem com animações curtas, tipo de 3 a 4 minutos, e logo você estará fazendo maiores. FikDik!


Vejam esse site, com 50 vídeos em stop motion para vocês se inspirarem!

2 comentários:

  1. Olá Kelly, gostei deste espaço...muito interessante o post, eu tbm curto algumas animações!!!!! Já estou te seguindo!!!!
    Bjosss flor!! ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscila, tudo bem?
    Q bom que gostou do espaço!! ^^
    Volte sempre!

    Beijoos!

    Kelly

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar:

2leep.com
 
Real Time Web Analytics