Onde Vi, Ouvi e Vou falar: O Super "Super Bowl"

Se você mora em São Paulo ou em alguma grande cidade do país provavelmente já se deparou com este anúncio da NFL (Liga de Futebol Americano) em alguma estação de trem ou metro.



Estas propagandas estão exaltando a importância do Futebol Americano e felizmente estão cada vez mais fortes no nosso país, apesar de não termos a cultura de assistir ou mesmo apreciar este esporte, cujas regras parecem ser meias confusas, tem muitos nomes difíceis para se decorar mas nada que com um pouco de prática e paciência podemos aprender, para leigos tecnicamente como eu, o que resta é o sentimento puro de celebrar a vida de testemunhar um grande evento e sentir o espírito esportivo que emociona qualquer pessoa.

Mas é tão Super mesmo este Super Bowl? O que ele representa para um americano?

Para se ter uma ideia a NFL (National Football League) chega a faturar em uma única temporada cerca de 9,3 bilhões de dólares, o equivalente a 17,8 bilhões de reais. 
Ficou surpreso com este número? Pois saiba que o GFP (Liga americana de baseball) fatura de 11 a 13 bilhões de reais e a Liga de Basquete mais famosa do mundo, a NBA (Nacional Basketball Association) fatura entre 6 a 7 bilhões de reais em um ano. Assim fica claro que este esporte é idolatrizado por muitos americanos, e é de longe o mais querido por eles.

Um método de compreendermos esta importância é a comparação.

Um dos maiores ídolos da atualidade da NFL se chama Tom Brady que atua no time do New England Patriots, ele é um jogador muito carismático e que nunca desiste de seus objetivos, sua atitude em campo promovem muita discussão entre os americanos e seu saldo é muito positivo, além de ser casado com ninguém menos do que a nossa linda Gisele Bunchen,  segundo dados recentes somente no ano de 2012 ele chegou a receber uma quantia de 61 milhões de reais número bastante similar se formos comparar com os ganhos de nosso maior ídolo do momento de nome Neymar que segundo estimativas recebeu em torno de 60 milhões de reais.

Podemos afirmar que a paixão de um americano por este esporte se equivale com a nossa paixão pelo nosso futebol.

A NFL tem se mostrado um impotente negócio para investimentos. Para exemplificar, na última temporada a audiência da grande final chegou a atingir 166,8 milhões de espectadores, superando a transmissão do ano anterior que fora assistida por 162,9 milhões. Como se pode esperar, ele também é um campo de batalha entre patrocinadores, neste ano a PEPSI conseguiu bater seus rivais e juntamente com a Audi serão os patrocinadores chefe da transmissão.
Todos nós sabemos que quanto mais uma marca é vista, mais ela é lembrada! Estar dentro de uma grande audiência significa ganhos imensuráveis de dinheiro. Por exemplo, no ano passado a nossa maior audiência na televisão foi registrada no final da novela Avenida Brasil onde para se anunciar no capítulo final, empresas pagaram de 500 mil a 1,8 milhões de reais e se você pensa que foram poucas empresas que se dispuseram a pagar valores tão altos se enganou, segundo a revista Época Negócios, cerca de 200 empresas compraram um espaço publicitário para o final da novela. Se esta fórmula da certo para nós brasileiros, imagine para quem está no maior centro comercial do mundo, os EUA!

E ainda não acabou, este SUPER evento americano reúne muitas tradições, entre elas um "Show de Intervalo" diferente de qualquer outro jogo ou partida do mundo. Mas não estamos falando de meras apresentações com dançarinas jogando seus pompões coloridos, somente os maiores artistas internacionais tem a honra e o privilégio de se apresentarem neste evento.

Se para você o "Show do Intervalo" se resume a um comentarista chato e sem graça que repete todos os lances importantes da partida, se prepare para conhecer o que o "Show do Intervalo" representa para os americanos.

Para deixar claro a todos o tamanho deste evento, abaixo seguem videos de algumas das apresentações mais marcantes do chamado "Show do Intervalo":

Michael Jackson, 1993


Diana Ross, 1996
U2, 2002


Rolling Stones, 2006


Madonna, 2012



Esta última apresentação em que a rainha da pista de dança Madonna cantou seus sucessos conseguiu um feito jamais alcançado por nenhum outro artista, pela primeira vez um show de intervalo conseguiu a marca de 114 milhões de telespectadores e quem está com o desafio de igualar ou quebrar este recorde no ano de 2013 é a Beyoncé, agora cá entre nós.. Convenhamos que estar nesta posição de comparação é muito difícil, quem entre nós queria ter um recorde deste para quebrar?! Imagino que seja algo parecido quando a Claudia Raia recebeu o convite para protogonizar uma vilã vendo o sucesso alcançado pela a Adriana Esteves que vinha fazendo e fez um trabalho incrível como vilã, ai eu penso, o que será que passa na cabeça de Claúdia Raia ao fazer a próxima vilã? Deve ser uma situação nada agradável, principalmente num mercado altamente competitivo como é a televisão. 

Enfim, chegamos ao final da minha publicação felizmente informo a vocês que se ficou um tanto que curioso para assistir a grande final da competição de número 47 da NFL você não precisará esperar muito tempo para conferir. A contagem regressiva já começou! A final de 2013 será realizada amanhã, dia 03/02/2013 ao vivo para todo o mundo a partir das 21:00hrs (horário) de Brasília. Só então poderemos conferir o que será trazido de novidade para esta final, o que a Beyoncé preparou para o show do intervalo e quem será de fato o campeão da temporada! Vale a pena sentir o peso de uma decisão, os valores dos jogadores em campo, o quanto vale a pena se superarem, é um jogo como todo outro saudável e gostoso de assistir! Se sua cidade tiver uma franquia da AppleBee´s você poderá assistir ao vivo em telões que serão expostos por todos os restaurantes do Brasil, se tiver tv a cabo, não perca e assista coma  família ou amigos esta emocionante celebração da vida, sintonize no canal ESPN.
Como informação adicional, para quem mora em São Paulo o AppleBee´s do shopping Eldorado exibirá o Super Bowl apenas para convidados em um evento fechado juntamente com a ESPN, assim sendo procure uma outra franquia.




Se quiserem deixar comentários, críticas ou sugestões de matérias, segue a gente e posta seu comentário aqui que com toda certeza iremos lhe responder!

3 comentários:

  1. Post maravilhoso! Realmente a paixão deles se iguala, se não ultrapassa a nossa pelo futebol..
    Parabéns pela matéria!!
    Bem-vindo de volta ao VieOuviPorAi

    ResponderExcluir
  2. Boquiaberta com o post... Adorei!!!!!! Evan voltou com chave de ouro para o blog hein???? Parabéns!!!!!

    Bjos :*

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar:

2leep.com
 
Real Time Web Analytics