Animação + Criatividade = Pixar

Eu gosto de filmes, mas nada me encanta mais do que uma boa animação, sim animação bem feita, com muita cor, um enredo envolvente, e claro, com muito humor e amor, rs..
Pensando nas animações que mais gosto, percebi algo em comum entre elas, a empresa produtora, e eis que surge a gigante perante meus olhos, estou falando da: 

Tenho certeza que todos conhecem, e que todos já assistiram algum longa-metragem dessa que é, de longe, a mais bem sucedida empresa de animação das ultimas décadas.


A História


A empresa, que no começo era apenas  uma divisão da LucasFilm na década de 80, criada por George Lucas, e chamava Graphics Group e era especializada na criação de softwares para computação gráfica, foi vendida para ninguém menos que Steve Jobs, sempre visionário, ele sabia que tinha adquirido um ótimo negócio. Inicialmente a empresa tinha como seu carro-chefe um software chamado Pixar Image Computer, que tinha a Walt Disney Company como um dos seus principais clientes. 


Em 1991, Steve Job vendo que não estava tendo tanto lucro como o esperado, resolveu revolucionar, ao invés de vender os programas, preferiu usar para fazer as animações próprias, fez parceria com seu principal cliente, Walt Disney, e em 4 anos, 1995, surge a primeiro longa-metragem, e dai pra frente, a empresa que revolucionou o mercado de animação, não parou mais de crescer.
A parceria era assim: Pixar produzia, e Disney divulgava e distribuia. Toda produção e lucro era dividido. Entre indas e vindas, devido a muitas brigas, pois uma cresceu o olho na outra, finalmente a disney compra a pixar em 2006.


Filmografia

Bem, vamos lá ao que realmente eu mais amo, as animações:

  • 1995 / 1999 / 2010: Toy Story / Toy Story 2 / Toy Story 3 


O primeiro longa da Pixar e o primeiro da história a ser feito totalmente em computação gráfica. Teve 3 sequências, e é o mais famoso.
Como ainda não era muito conhecida, a pixar assinou um contrato pequeno de apenas 3 filmes com a Disney, e o orçamento também era pequeno, 30 milhões de dolares apenas, em comparação com o que é disponibilizado hoje em dia, que passa dos 200 milhões de dolares.

  • 1998 A Bug's Life (Vida de inseto, em português)


Sou suspeita em falar desse filme, pois ele é sem sombra de dúvidas, o meu preferido, talvez por eu nunca ter gostado de desenhos da disney, esse me encantou de uma forma surpreendente, ainda quando criança, e como dizem que o primeiro a gente nunca esquece... rs, e pelo jeito, não foi só eu que gostei, o filme foi uma das 5 maiores bilheterias de 1998 no EUA. A História gira em torno de um formigueiro, que trabalha muito e paga "imposto" para os gafanhotos.

  • 2001/2013 Monsters, Inc (Monstros S.A. em português)/Monster University


Esse eu acho fofinho, assisti algumas vezes, mas me enjoa um pouco, cansa sabe? rs
Ele trás um mundo lúdico e surreal.. Monstros no armário.
Acho que todos quando pequenos, alguns até na vida adulta kkkkk, teve medo de olhar dentro da escuridão do guarda-roupas, ou em qualquer escuridão desconhecida, com medo do tal monstro, e esses do filme, mantem a cidade funcionando graças ao grito assustador das crianças, quanto mais sustos eles dão, mais sobem de nível na empresa que abastece a energia da cidade..
Esse ano será lançado o Monster University, que se passa com os 2 personagens principais 10 anos antes, enquanto eles estão na universidade e são inimigos. Veremos se será bom... rs


  • 2003 Finding Nemo (Procurando Nemo, em português)

Nemo tem a história mais triste de todas as animações que já vi, e a leveza com que eles narram a história encantou milhões de pessoas pelo mundo.A mãe dele morre logo que ele nasce, ele tem uma nadadeira deficiente, é criado somente pelo pai super protetor, se perde em um ato de rebeldia, e é levado para um aquário, é ai que a história começa, pois o pai vai enfrentar os sete mares para encontrar o filho perdido, junto com doris, a peixinha mais linda e mais esquecida de todos os mares, hehehe.. é lindinho e emocionante Nemo, assistam.. Dizem as más línguas que ele terá uma continuação em 2016, será??

  • 2004 The Incredibles (Os Incríveis, em português)

Os Incríveis foi um novo desafio da pixar, pois o foco era não mais nas crianças, já que ele era 'proibido' para menores de 10 anos, e sim para jovens e adultos. O filme demorou muito para ser feito, a ideia inicial foi em 1993, e alguns dubladores demoraram 2 anos para completar suas falas, mas pelo jeito todo o esforço valeu a pena, pois Os Incríveis é um sucesso até hoje.

  • 2006 / 2011 Cars / Cars 2

Carros foi outra aposta arriscada, já que teve baixa aceitação nas telonas, e chegou a assustar os executivos, pois o filme é muito longo, e as crianças menores não tiveram muita paciência. O que deixou a Disney surpresa, foi o pós filme, já que os personagens fizeram muito sucesso estampando cadernos, camisetas e vários outros itens que fez a marca faturar sozinha mais de 8 bilhões de dólares, claro que depois desses resultados, a empresa resolveu produzir Carros 2, que foi um fiasco, mas que até chegou a compensar pelas vendas externas  mais uma vez.

  • 2007 Ratatouille

Esse foi o passo da pixar rumo a Europa, especificamente França, onde se passa o filme. No começo o filme do ratinho não agradou tanto, mas o boca-a-boca fez com que esse filme fosse um sucesso, e recompensasse todo o esforço da equipe perfeccionista, que animaram 1,1 milhão de pelôs do rato separadamente, e fizeram de verdade os 270 pratos que são mostrados na história e fotografados um a um. 

  • 2008 Wall-E

Esse foi o único filme que eu não assisti. Não sei bem o motivo, mas nunca tive vontade, rs..O filme mais adulto da história da pixar, rendeu 6 indicações ao oscar, e fez uma homenagem ao cinema mudo. Narra uma paixão entre dois robôs que se comunicam apenas com ruídos.

  • 2009 UP (Up altas aventuras, em português)

Como contar para crianças, a história de um velho rabugento, sem nenhum super-poder, e ainda assim ser um sucesso tão grande a ponto de ser indicado para a categoria de melhor filme do Oscar? Não sabe? Mas a pixar saber, sabe tanto que o fez, em UP, fazendo com que os 5 primeiros minutos do filme ganhasse o público sem diálogos, e de uma maneira muito emocionante, fez desse filme, que foi o primeiro da produtora em 3D, ser o sucesso que foi e é ainda. 

  • 2012 Brave (Valente, em português)

Dessa vez a pixar resolveu reinventar, e pela primeira vez, trouxe em filme de época, e com uma personagem feminina. O filme, que mais parece que foi inspirado nos filmes de princesa da walt disney, conta com bruxas, feitiços e corrida contra o tempo para desfazer o mal. Não é um enredo que me atrai, mas a fotografia do filme é excelente, só de olhar pra cabeleira muito bem feita da personagem principal, já me empolguei, rs.


Em 2014 a pixar promete um lançamento de uma animação sobre dinossauros, espero ansiosa para ver, não sou muito fão desse tema, mas vou assistir e trago novidades ano que vem pra vocês, rs

E vocês, qual desses é o seu favorito?

E para finalizar, quero deixar pra vocês assistirem um curta, que veio junto com o Vida de inseto, é de 1997, e é muito lindinho e ganhou o oscar de melhor curta. Assistam, tem apenas pouco mais de 3 minutos:





Beijos, e até a próxima!!

Fonte: Adoro Cinema

3 comentários:

  1. Também adoro vida de inseto...

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adoro as animações da Pixar!!!! são todas divinas!!!! não consigo eleger qual desses que você citou seja o melhor... todos são maravilhosos!!!! O último que vi foi Valente que é uma fofura!!!!

    Adorei a postagem, afinal não conhecia a história da Pixar!!!!

    Besos :*

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar:

2leep.com
 
Real Time Web Analytics