Animação + Criatividade = Pixar

Eu gosto de filmes, mas nada me encanta mais do que uma boa animação, sim animação bem feita, com muita cor, um enredo envolvente, e claro, com muito humor e amor, rs..
Pensando nas animações que mais gosto, percebi algo em comum entre elas, a empresa produtora, e eis que surge a gigante perante meus olhos, estou falando da: 

Tenho certeza que todos conhecem, e que todos já assistiram algum longa-metragem dessa que é, de longe, a mais bem sucedida empresa de animação das ultimas décadas.


A História


A empresa, que no começo era apenas  uma divisão da LucasFilm na década de 80, criada por George Lucas, e chamava Graphics Group e era especializada na criação de softwares para computação gráfica, foi vendida para ninguém menos que Steve Jobs, sempre visionário, ele sabia que tinha adquirido um ótimo negócio. Inicialmente a empresa tinha como seu carro-chefe um software chamado Pixar Image Computer, que tinha a Walt Disney Company como um dos seus principais clientes. 


Em 1991, Steve Job vendo que não estava tendo tanto lucro como o esperado, resolveu revolucionar, ao invés de vender os programas, preferiu usar para fazer as animações próprias, fez parceria com seu principal cliente, Walt Disney, e em 4 anos, 1995, surge a primeiro longa-metragem, e dai pra frente, a empresa que revolucionou o mercado de animação, não parou mais de crescer.
A parceria era assim: Pixar produzia, e Disney divulgava e distribuia. Toda produção e lucro era dividido. Entre indas e vindas, devido a muitas brigas, pois uma cresceu o olho na outra, finalmente a disney compra a pixar em 2006.


Filmografia

Bem, vamos lá ao que realmente eu mais amo, as animações:

  • 1995 / 1999 / 2010: Toy Story / Toy Story 2 / Toy Story 3 


O primeiro longa da Pixar e o primeiro da história a ser feito totalmente em computação gráfica. Teve 3 sequências, e é o mais famoso.
Como ainda não era muito conhecida, a pixar assinou um contrato pequeno de apenas 3 filmes com a Disney, e o orçamento também era pequeno, 30 milhões de dolares apenas, em comparação com o que é disponibilizado hoje em dia, que passa dos 200 milhões de dolares.

  • 1998 A Bug's Life (Vida de inseto, em português)


Sou suspeita em falar desse filme, pois ele é sem sombra de dúvidas, o meu preferido, talvez por eu nunca ter gostado de desenhos da disney, esse me encantou de uma forma surpreendente, ainda quando criança, e como dizem que o primeiro a gente nunca esquece... rs, e pelo jeito, não foi só eu que gostei, o filme foi uma das 5 maiores bilheterias de 1998 no EUA. A História gira em torno de um formigueiro, que trabalha muito e paga "imposto" para os gafanhotos.

  • 2001/2013 Monsters, Inc (Monstros S.A. em português)/Monster University


Esse eu acho fofinho, assisti algumas vezes, mas me enjoa um pouco, cansa sabe? rs
Ele trás um mundo lúdico e surreal.. Monstros no armário.
Acho que todos quando pequenos, alguns até na vida adulta kkkkk, teve medo de olhar dentro da escuridão do guarda-roupas, ou em qualquer escuridão desconhecida, com medo do tal monstro, e esses do filme, mantem a cidade funcionando graças ao grito assustador das crianças, quanto mais sustos eles dão, mais sobem de nível na empresa que abastece a energia da cidade..
Esse ano será lançado o Monster University, que se passa com os 2 personagens principais 10 anos antes, enquanto eles estão na universidade e são inimigos. Veremos se será bom... rs


  • 2003 Finding Nemo (Procurando Nemo, em português)

Nemo tem a história mais triste de todas as animações que já vi, e a leveza com que eles narram a história encantou milhões de pessoas pelo mundo.A mãe dele morre logo que ele nasce, ele tem uma nadadeira deficiente, é criado somente pelo pai super protetor, se perde em um ato de rebeldia, e é levado para um aquário, é ai que a história começa, pois o pai vai enfrentar os sete mares para encontrar o filho perdido, junto com doris, a peixinha mais linda e mais esquecida de todos os mares, hehehe.. é lindinho e emocionante Nemo, assistam.. Dizem as más línguas que ele terá uma continuação em 2016, será??

  • 2004 The Incredibles (Os Incríveis, em português)

Os Incríveis foi um novo desafio da pixar, pois o foco era não mais nas crianças, já que ele era 'proibido' para menores de 10 anos, e sim para jovens e adultos. O filme demorou muito para ser feito, a ideia inicial foi em 1993, e alguns dubladores demoraram 2 anos para completar suas falas, mas pelo jeito todo o esforço valeu a pena, pois Os Incríveis é um sucesso até hoje.

  • 2006 / 2011 Cars / Cars 2

Carros foi outra aposta arriscada, já que teve baixa aceitação nas telonas, e chegou a assustar os executivos, pois o filme é muito longo, e as crianças menores não tiveram muita paciência. O que deixou a Disney surpresa, foi o pós filme, já que os personagens fizeram muito sucesso estampando cadernos, camisetas e vários outros itens que fez a marca faturar sozinha mais de 8 bilhões de dólares, claro que depois desses resultados, a empresa resolveu produzir Carros 2, que foi um fiasco, mas que até chegou a compensar pelas vendas externas  mais uma vez.

  • 2007 Ratatouille

Esse foi o passo da pixar rumo a Europa, especificamente França, onde se passa o filme. No começo o filme do ratinho não agradou tanto, mas o boca-a-boca fez com que esse filme fosse um sucesso, e recompensasse todo o esforço da equipe perfeccionista, que animaram 1,1 milhão de pelôs do rato separadamente, e fizeram de verdade os 270 pratos que são mostrados na história e fotografados um a um. 

  • 2008 Wall-E

Esse foi o único filme que eu não assisti. Não sei bem o motivo, mas nunca tive vontade, rs..O filme mais adulto da história da pixar, rendeu 6 indicações ao oscar, e fez uma homenagem ao cinema mudo. Narra uma paixão entre dois robôs que se comunicam apenas com ruídos.

  • 2009 UP (Up altas aventuras, em português)

Como contar para crianças, a história de um velho rabugento, sem nenhum super-poder, e ainda assim ser um sucesso tão grande a ponto de ser indicado para a categoria de melhor filme do Oscar? Não sabe? Mas a pixar saber, sabe tanto que o fez, em UP, fazendo com que os 5 primeiros minutos do filme ganhasse o público sem diálogos, e de uma maneira muito emocionante, fez desse filme, que foi o primeiro da produtora em 3D, ser o sucesso que foi e é ainda. 

  • 2012 Brave (Valente, em português)

Dessa vez a pixar resolveu reinventar, e pela primeira vez, trouxe em filme de época, e com uma personagem feminina. O filme, que mais parece que foi inspirado nos filmes de princesa da walt disney, conta com bruxas, feitiços e corrida contra o tempo para desfazer o mal. Não é um enredo que me atrai, mas a fotografia do filme é excelente, só de olhar pra cabeleira muito bem feita da personagem principal, já me empolguei, rs.


Em 2014 a pixar promete um lançamento de uma animação sobre dinossauros, espero ansiosa para ver, não sou muito fão desse tema, mas vou assistir e trago novidades ano que vem pra vocês, rs

E vocês, qual desses é o seu favorito?

E para finalizar, quero deixar pra vocês assistirem um curta, que veio junto com o Vida de inseto, é de 1997, e é muito lindinho e ganhou o oscar de melhor curta. Assistam, tem apenas pouco mais de 3 minutos:





Beijos, e até a próxima!!

Fonte: Adoro Cinema

3 comentários:

  1. Também adoro vida de inseto...

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro as animações da Pixar!!!! são todas divinas!!!! não consigo eleger qual desses que você citou seja o melhor... todos são maravilhosos!!!! O último que vi foi Valente que é uma fofura!!!!

    Adorei a postagem, afinal não conhecia a história da Pixar!!!!

    Besos :*

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar:

2leep.com
 
Real Time Web Analytics